
Trabalhos Científicos
SUBMISSÕES ENCERRADAS!!!
O I Congresso baiano de educação especial e educação física adaptada está com inscrições encerradas para submissão de trabalhos científicos nas seguintes modalidades:
Artigo Original
Nesta modalidade serão aceitos trabalhos científicos que abordem pesquisas originais e inéditas, e que se enquadrem na área temática 4 – Saúde e Qualidade de vida de pessoas com deficiência e grupos especiais. Os trabalhos deverão seguir rigorosamente as normas da Revista Brasileira de Qualidade de Vida, disponível em: < http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/about/submissions#authorGuidelines>.
Os originais devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,0 cm. Os trabalhos deverão conter até 3.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências. Devem ser escritos no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior. Os artigos devem ser enviados em formato doc. Estes não devem ser enviados em formato pdf (Adobe) ou odt (OpenOffice/BrOffice).
O artigo deve estar formatado de acordo com o MODELO PARA A FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS A SEREM SUBMETIDOS À REVISTA BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA (disponível no site da revista).
Os 12 melhores trabalhos avaliados pela Comissão Científica serão publicados na Revista Brasileira de Qualidade de vida, em edição especial, ficando cientes os autores dos trabalhos selecionados que os manuscritos deverão ainda passar por análise por parte dos revisores da revista, estando à publicação condicionada as possíveis reformulações do artigo, caso ocorram.
Artigo de revisão
Nesta modalidade serão aceitos trabalhos de revisão de literatura do tipo revisão de atualização e revisão sistemática. Os trabalhos submetidos nesta modalidade e aprovados pela comissão científica do evento serão publicados apenas nos Anais do Congresso. Os trabalhos deverão seguir rigorosamente as normas da Revista Brasileira de Qualidade de Vida.
Os artigos de revisão devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,0 cm. Os trabalhos deverão conter até 3.500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências. Devem ser escritos no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior. Os artigos de revisão devem ser enviados em formato doc. Estes não devem ser enviados em formato pdf (Adobe) ou odt (OpenOffice/BrOffice).
Resumos
Nesta modalidade serão aceitos trabalhos que não se caracterizem como textos completos, podendo ser trabalhos concluídos ou em andamento. Os resumos deverão apresentar entre 300 a 500 palavras na língua portuguesa e outra versão na língua inglesa também contendo entre 300 a 500 palavras, em arquivo do world, fonte Times New Roman, tamanho 12.
Os resumos devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,0 cm. Os resumos devem ser enviados em formato doc. Estes não devem ser enviados em formato pdf (Adobe) ou odt (OpenOffice/BrOffice).
Os autores deverão seguir rigorosamente o modelo de resumo disponível nas normas da Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão publicados apenas nos Anais do Congresso.
Relatos de experiência
Serão aceitos relatos de experiência que possam explanar trabalhos de estágio, monitoria, extensão, dentre outros no campo da Educação Especial e Educação Física adaptada dentre uma das categorias temáticas do evento. O trabalho deverá ter a seguinte estrutura: título em negrito, caixa alta, centralizado, seguido dos nomes dos autores, instituição e e-mail, resumo de no máximo 300 palavras, abstract com no máximo 300 palavras, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências seguindo as normas da ABNT. Todo o texto deverá estar com fonte 12, letra Times New Roman, títulos em caixa alta e em negrito. As referências deverão ser listadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda. Os relatos de experiência devem ser redigidos na ortografia oficial e digitados em folhas de papel tamanho A4. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,0 cm. Os relatos de experiência devem ser enviados em formato doc. Estes não devem ser enviados em formato pdf (Adobe) ou odt (OpenOffice/BrOffice).
Independentemente da modalidade escolhida, cada autor somente poderá submeter no máximo cinco trabalhos, figurando como primeiro autor em no máximo dois trabalhos.
Os trabalhos deverão ser submetidos para o e-mail: cbef1uneb@gmail.com, com o seguinte título na caixa de diálogo do e-mail: “Trabalho – Artigo Original”, “Trabalho – Artigo de revisão”, ou “Trabalho – Resumos”, ou ainda "Relatos de experiência"
A submissão dos trabalhos só será validada se pelo menos um dos autores tenha efetivado a inscrição no Congresso, com pagamento confirmado. Para fins de comprovação é obrigatório envio do comprovante de pagamento juntamente com o arquivo do trabalho para o e-mail cbef1uneb@gmail.com. Somente receberão certificados os autores dos trabalhos aprovados e apresentados no Evento cuja inscrição tenha sido efetivada no Congresso.
Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar em uma das seguintes áreas temáticas:
1 – INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE - Trabalhos que abordem questões relativas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência e grupos especiais no contexto da educação e da saúde. Trabalhos que explanem temáticas sobre a diversidade regional, cultural, étnica e social, problematizando questões relativas ao processo de escolarização, do acesso à saúde e direitos sociais;
2 – ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO - Trabalhos que abordem questões relativas às práticas corporais e esportes adaptados para diferentes populações nos mais diversificados espaços formais e não formais;
3 – GRUPOS ESPECIAIS - Trabalhos que abordem questões relativas a indivíduos e/ou populações específicas (diabéticos, hipertensos, idosos, crianças, pessoas com transtornos mentais, doenças crônicas, dentre outras);
4 – SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E GRUPOS ESPECIAIS - Trabalhos que abordem problemáticas relativas à saúde física e mental, qualidade de vida de pessoas com deficiência e grupos especiais;
5 - ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Trabalhos que abordem estratégias de ensino nas aulas de Educação Física ou que exponham ações de adaptações metodológicas desenvolvidas em estudos observacionais e de intervenção nas aulas de Educação Física para atender à diversidade na escola;
6 – A FAMÍLIA E A SOCIEDADE NO CONTEXTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Trabalhos que abordem questões relativas ao papel e/ou a influência da família e da sociedade no processo de inclusão, escolarização e acesso aos bens e serviços de pessoas com deficiência;
7 – FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Trabalhos que abordem recursos humanos na área da Educação Especial, descrição de propostas de intervenção a nível municipal, estadual, regional e nacional no campo da Educação Especial, programas de formação de professores para atuar com Educação Especial e o desenvolvimento de estratégias nas ações efetivas da Educação Especial;
8 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - Trabalhos que abordem o Atendimento Educacional Especializado nas suas mais diferentes possibilidades de atuação no Campo da Educação Especial, desenvolvimento de propostas direta e inderetamente ligadas ao Atendimento Educacional Especializado, experiências partilhadas no Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias Assistivas e suas aplicabilidades;
9 – POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL - Trabalhos que abordem as implicações das políticas públicas municipais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais no campo da Educação Especial e os desdobramentos dessas políticas na escolarização de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, escolares com superdotação e altas habilidades; Políticas e propostas de acessibilidade. Barreiras arquitetônicas e suas implicações no acesso e permanência de pessoas com deficiência nos espaços de escolarização, do trabalho e do lazer.
10 – REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Trabalhos que abordem questões clínicas no campo da reabilitação de pessoas com deficiência. O esporte enquanto elemento de reabillitação física e social de pessoas com deficiência. Etiologias das deficiências (física, motora, sensorial, intelectual) e possibilidades de reabilitação. A reabiitação e a motivação de pessoas com deficiência.
A RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS SERÁ DIVULGADA A PARTIR DO DIA 22 DE AGOSTO DE 2014
ATENÇÃO: OS TRABALHOS QUE POR VENTURA FOREM APROVADOS CONDICIONADOS ÀS CORREÇÕES DA COMISSÃO CIENTÍFICA DEVERÃO ATENDER AO PRAZO ESTIPULADO PELA MESMA VIA E-MAIL PARA QUE O TRABALHO POSSA SER APRESENTADO NO EVENTO!!!
A LISTA COMPLETA COM OS TRABALHOS APROVADOS SERÁ DIVULGADA NO SITE DO EVENTO ATÉ O DIA 28 DE AGOSTO DE 2014
AS CARTAS DE ACEITE SERÃO ENVIADAS AOS E-MAILS DOS AUTORES ASSIM QUE O TRABALHO FOR AVALIADO.
OS TRABALHOS APROVADOS NA MODALIDADE DE ARTIGOS ORIGINAIS E ARTIGOS DE REVISÃO SERÃO APRESENTADOS DE FORMA ORAL, COM DURAÇÃO MÁXIMA DE 15 MINUTOS.
OS TRABALHOS APROVADOS NA MODALIDADE DE RESUMOS SERÃO APRESENTADOS EM FORMA DE BANNER, COM AS SEGUINTES DIMENSÕES: 60cm (largura) X 90cm (comprimento).
OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA APROVADOS DEVERÃO SER APRESENTADOS DE FORMA ORAL DURANTE O EVENTO.